PUBLICIDADE

Conselho aprova impeachment e Augusto Melo é afastado da presidência do Corinthians

PUBLICIDADE
Gazeta Esportiva (foto: assessoria/arquivo)

Augusto Melo foi afastado da presidência do Corinthians nesta segunda-feira. O Conselho Deliberativo do clube se reuniu no Parque São Jorge e aprovou por ampla maioria o impeachment do mandatário por conta do escândalo envolvendo a casa de apostas VaideBet, antiga patrocinadora máster do Timão. Ao todo, 176 conselheiros votaram a favor da destituição, contra 57, além de um voto em branco. Sendo assim, Osmar Stabile, primeiro vice-presidente do Corinthians, assume o posto de forma temporária.

Ao todo, 236 conselheiros compareceram à reunião. Foram 234 votos e uma abstenção. Outro conselheiro assinou a lista, mas não votou.

O encontro teve como objetivo retomar a votação iniciada no último dia 20 de janeiro. Naquela oportunidade, em uma reunião longa de mais de quatro horas, marcada por tumulto, 126 conselheiros contra 114 votaram a favor da issibilidade do processo de destituição.

Augusto Melo e seus aliados tentaram, até os últimos instantes, suspender a votação desta segunda através de medidas judiciais, mas não obtiveram sucesso. O rito no Conselho Deliberativo foi tranquilo e teve início com uma manifestação da Comissão de Ética e Disciplina do clube, seguido por um pronunciamento da defesa de Augusto. Depois votaram os conselheiros vitalícios do Timão e, posteriormente, os trienais, que decidiram pelo afastamento do presidente. Além dele, caem também todos os diretores estatutários – o executivo de futebol Fabinho Soldado, por ser um profissional remunerado, segue normalmente no cargo.

Antes mesmo da votação, Augusto Melo já reconheceu a derrota política em um pronunciamento à imprensa. Por entender que possuía a minoria no Conselho, ele se despediu com um “até breve”, reforçou que não pedirá renúncia e garantiu que brigará até o fim pelo posto.

Augusto, agora, permanece afastado de suas funções até a divulgação do resultado final da Assembleia Geral, que é a última instância do processo de impeachment, com a participação dos associados do clube. Se os sócios endossarem que ele deve deixar o cargo, o mandatário será definitivamente destituído.

A data da Assembleia ainda será definida por Romeu Tuma Júnior, presidente do CD. Ele tem um prazo de cinco dias para convocar a reunião.

Motivos

No dia 12 de agosto de 2024, a Comissão de Justiça do Corinthians entregou um relatório para o Conselho Deliberativo a respeito de investigações sobre alguns temas que envolvem a gestão de Augusto, como as negociações com a VaideBet (ex-patrocinadora máster) e a Gazin (empresa que tem espaço no uniforme de treino).

Posteriormente, Augusto e pessoas que são ou foram ligadas à gestão foram ouvidas pela Comissão de Ética. Além do presidente, Armando Mendonça (segundo vice-presidente), Rozallah Santoro (ex-diretor financeiro), Yun Ki Lee (ex-diretor jurídico), Fernando Perino (ex-integrante do departamento jurídico), Marcelo Mariano (diretor istrativo) e Rubens Gomes (ex-diretor de futebol) foram investigados internamente.

Augusto entregou sua defesa à Comissão de Ética no final de setembro. No dia 26 de agosto, de forma paralela à investigação, um grupo de conselheiros enviou ao Conselho um requerimento que solicita a destituição de Melo.

O documento, de autoria do “Movimento Reconstrução SC”, conteve mais de 50 s, número mínimo para que a solicitação fosse apreciada pelo presidente do CD. O documento pede “tramitação sucinta” e se apega, principalmente, ao Artigo 106, “b” e “d”, do Estatuto do clube, além da Lei 14.597/23, referente a nova Lei Geral do Esporte, que dispõe sobre crimes de “Lavagem” ou ocultação de bens.

Em 19 páginas, que detalham acontecimentos recentes promovidos pela atual gestão, o requerimento se apoia em fundamentos que objetivam apontar eventuais problemas e condutas temerárias da gestão após avaliação dos seguintes casos:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá perde para o Internacional e segue sem vencer no Brasileiro Sub-17

A equipe sub-17 do Cuiabá perdeu para o Internacional,...

Perto do Z4, Cuiabá encara o Cruzeiro pelo Brasileiro Sub-20

A equipe sub-20 do Cuiabá enfrenta o Cruzeiro, nesta...

Cuiabá derrota o Vila Nova e segue na briga por G4 da Série B

O Cuiabá acaba de derrotar o Vila Nova, em...
PUBLICIDADE