Mais de 85% das cidades prioritárias na Amazônia aderiram ao programa “União com Municípios” pela redução do desmatamento e incêndios florestais na Amazônia, segundo divulgado, ontem, pelo ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A iniciativa prevê investimento R$ 700 mil por cidade para ações de prevenção, controle e redução da degradação florestal.
No Nortão, aderiram Alta Floresta, Apiacás, Cláudia, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Juara, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Tapurah e União do Sul.
A lista com os municípios prioritários é atualizada anualmente, com base nos dados do sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O grupo prioritário foi responsável por 78% do desmatamento no bioma no ano ado.
Os recursos destinados às ações nos municípios são proporcionais a redução do desmatamento no período de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Os demais municípios de Mato Grosso que aderiram foram Alto Boa Vista, Aripuanã, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Gaúcha do Norte, Juína, Nova Maringá, Paranatinga, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.