O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) realiza no próximo dia 22 a palestra “Sons do Pantanal: como a inteligência artificial potencializa a análise de dados acústicos”. Integrante do Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk, o evento acontece no auditório do Instituto, localizado no Campus da UFMT em Cuiabá, a partir das 15h30 e dará certificação.
A palestra será ministrada pelos pesquisadores Thiago Meirelles Ventura e Carolline Zatta Fieker, especialistas em bioacústica e inteligência artificial aplicadas à conservação ambiental. Eles apresentarão uma breve introdução à bioacústica, discutindo suas aplicações e importância para o monitoramento em larga escala da biodiversidade, com foco no bioma Pantanal.
Serão demonstradas técnicas de inteligência artificial capazes de automatizar esse processo, com ênfase no uso de redes neurais artificiais para o reconhecimento de sons captados no meio ambiente. A partir destes dados, é possível identificar quais espécies estão presentes em diferentes locais e períodos, possibilitando serem utilizados como bioindicadores em estudos de dinâmica e qualidade ambiental, entre outros aspectos.
O evento também terá transmissão online na plataforma Even3.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.