PUBLICIDADE

Polícia faz megaoperação contra esquema de estelionato em MT e mais dois Estados; 157 mandados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Civil, através Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, e a Polícia Civil de Goiás, cumprem hoje ordens judiciais na operação Broker Phantom, deflagrada com objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em estelionato e lavagem de dinheiro, com atuação em âmbito nacional. São cumpridos 157 mandados judiciais, que são cumpridos nos Estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina. A operação reúne mais de 400 policiais.

Ao todo, são cumpridos 78 mandados de busca e apreensão domiciliar, 59 mandados de prisão temporária, 18 mandados de prisão preventiva, além de quebras de sigilos telemáticos e telefônicos, e sequestro de bens até o limite do valor do prejuízo estimado. Em Mato Grosso, são cumpridas 74 ordens judiciais, sendo 37 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão, em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Diamantino e São José do Rio Claro.

As investigações revelaram um esquema complexo baseado em “engenharia social” e na utilização de plataformas de comércio eletrônico para prática de estelionato, principalmente o conhecido como “golpe do intermediário”. 

Segundo a polícia, foi verificado que o grupo criminoso criou pelo menos 144 anúncios falsos, por meio de mais de 40 contas, utilizando perfis falsos e manipulando as vítimas para que realizassem transferências de valores para contas de terceiros, geralmente “laranjas”. O prejuízo estimado causado por essa organização criminosa é de quase R$ 2 milhões.

As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e dos dados obtidos com as quebras de sigilo, visando identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa, detalhar a participação de cada envolvido e buscar a recuperação dos valores subtraídos das vítimas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: patrulha aérea da Ciopaer localiza moto furtada

A tripulação a bordo do helicóptero Águia 03 da...

Homem acusado de incendiar veículo de ex-esposa é preso em Sorriso

O suspeito, de idade não informada, foi detido pela...

Sinop: polícia recupera cavalo mecânico furtado em Rondonópolis

A Polícia Militar prendeu três suspeitos, de idades não...
PUBLICIDADE