PUBLICIDADE

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Os eleitores de todo o país que estão com pendências com a Justiça Eleitoral têm até o próximo dia 19 para regularizar sua situação e evitar o cancelamento do título eleitoral. O prazo vale para quem não votou por três turnos consecutivos, não justificou a ausência na votação e não pagou as multas por ter deixado de votar.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,3 milhões eleitores estão nessa situação. Caso as pendências não sejam regularizadas, o título de eleitor será cancelado pela Justiça Eleitoral. A medida pode levar ainda a outras restrições, como não conseguir tirar aporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.

O serviço de regularização é feito presencialmente nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral na internet ou pelo aplicativo e-Título. Para saber se está na lista de pessoas que podem ter o título cancelado, o cidadão deve clicar no menu “Consultar a situação eleitoral”. Em seguida, as multas eleitorais pela ausência nas votações devem ser pagas por meio de boleto, Pix ou cartão. O processamento do pedido de regularização pode ser acompanhado eletronicamente.

O cancelamento não vale para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Nesses casos, o voto é facultativo.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Casal de idosos morre em grave acidente em rodovia de Mato Grosso

Quincas Alcides de Santana, de 81 anos, e Zilda...

Sinop: acidente entre 3 motos deixa quatro feridos

A Honda Pop, Honda Biz e Honda Bros colidiram,...

Mauro assina 3ª em Sinop R$ 14 milhões para equipamentos do hospital municipal

O governador Mauro Mendes (União) e o secretário estadual...
PUBLICIDADE